Páginas

#1338 - JWave #41

Posted by | Posted in | Posted on 11:39:00

ULTIMATE FALA SÉRIE SCHIAS #15
Após o Jornal da Globo


Vem verão, Sol e tudo mais quando, subitamente, você pode ver 24 Horas e Lost na TV aberta.
Em 2011 foram as últimas temporadas mas, pô Joaozinho, para de reclamar!

Bom, a Globo nunca foi tradicional em passar seriados desde quando acabou com a Sessão Aventura para começar com Malhação. Bons tempos. Então foi uma surpresa quando anunciaram, em 2004, que passariam a nova sensação da televisão americana, 24 Horas, todos os dias da semana após o Jornal da Globo.
A medida foi para aproveitar que já tinham um acordo com a Fox que lhes fazia comprar a série, que já era sucesso lá fora, e ocupar o espaço ocupado pelo Programa do Jô, que até então ficava quatro meses só em retrospectiva.
Algo inteligente da parte deles.

A série começou a ser exibida e logo mostrou que foi uma medida de sucesso da emissora, com bons índices de audiência. Até hoje, seriados conseguem até o dobro da média de audiência de Jô na mesma faixa.
E olha que é um horário HORRÍVEL.
Eu explico: o Jornal da Globo é o único telejornal da Globo suscetível a outros programas da grade, e é o último do dia. Após o Jornal Nacional, tem de encarar a novela das 21h, com duração indeterminada (os capítulos são maiores quando a audiência está no topo ou quando a trama está no fim). Depois disso, ainda tem Big Brother, que pode ser dia de eliminação (comprido) quanto compacto do dia (de 15 minutos). Não sendo suficiente, temos a faixa de shows, seriados, especiais, minisséries e tudo mais, que podem não ir ao ar se no dia temos um filme ou jogo de futebol. Como você nota, temos fatores que variam o horário de exibição do Jornal da Globo de 22h45 até 1h45 da matina.
Se em um dia temos Big Brother em eliminação e depois uma minissérie, é bom tomar cafeína. Mas se no dia temos só o Globo Repórter e um episódio de qualquer coisa, você pode ter sorte.
Outra coisa que dá agonia é o próprio Jornal da Globo, que precisa resumir o dia inteiro e ainda dar opinião. Seu posicionamento é para justamente as pessoas que trabalham até tarde ou qualquer coisa do tipo, então tem uma análise mais aprofundada dos acontecimentos. Mas, se você só espera Jack Bauer ou Jack Shephard, dá AGONIA que ainda vão falar da Amy Winehouse no próximo bloco!

Bom.

Em 2004 ainda, aproveitando o sucesso da 1a temporada (que eles reprisaram o último episódio na sexta-feira, para vocês terem ideia), a segunda temporada foi exibida aos domingos, depois do Fantástico. Pelo menos não foi depois do Domingo Maior.
E aí, em 2005, se começou a tradição dos janeiros com Jack Bauer e, posteriormente, LOST. Como as duas séries nem tem abertura, fizeram aquela famosa "Rede Globo Apresenta", com problemas como as cenas da abertura de LOST mostrarem eventos do último episódio da temporada. Na quinta temporada isso piorou, pois a emissora exibiu um resumo de toda a quinta temporada ANTES da quinta temporada!

Isso pra não falar da dublagem, mas aí nem vou comentar aqui.

O resultado disso é que a Globo começou a ver seriados de outra forma, até mesmo explorando Prison Break como opção, e até revistas sobre novelas começaram a dar destaque, com direito a resumos de episódios da semana. LOST se tornou algo conhecido do grande público, mesmo que muitos não tenham entendido, e Jack Bauer se firmou como figura popular.

Agora as duas séries acabaram. O saldo é positivo? Sem dúvida, já que as séries ganharam uma importância e entraram agora para o comum popular, conquistando melhor a massa brasileira.

Aproveitando isso, a Globo aproveitou o final de LOST para anunciar que agora haverá uma faixa para seriados após o Programa do Jô, com Lie to Me, White Collar e, vejam só!, Prison Break. Tudo bem que White Collar teve o nome traduzido, mas isso é assunto para outro dia.

Comments (0)