Páginas

#1298 - Contagota #977

Posted by | Posted in | Posted on 13:14:00

ULTIMATE FALA SÉRIE SCHIAS #10
O Evento do Evento


Lost foi uma série que marcou por ser um enredo contínuo cheio de mistérios e, na sua cola, vieram outras séries como The Nine e FlashForward, fracassos retumbantes.
Várias séries vendidas como "o novo Lost" se perderam e foram canceladas.

Então a NBC anuncia The Event (escrito como EV3NT, com o segundo E ao contrário), uma série... de enredo contínuo... cheio de mistérios.

Pronto, era o que precisava para acharem que seria mais uma porcaria pseudointeligente.

Nos últimos tempos, tenho notado que os críticos de seriados, principalmente os de blogs e podcasts, tem buscado uma unanimidade em opiniões nos seriados, especialmente os novos. Então, para a maioria, The Event é uma porcaria.

O problema é que quase foi mesmo uma tremenda porcaria.

Em um dos pilotos mais mal costurados (roteiro, né) que já vi, The Event se apresenta com inúmeros flashbacks e flashforwards, te deixando perdido. Com uma cena inicial do protagonista Sean Walker (Jason Ritter) sequestrando um avião comercial e o Presidente prestes a fazer algum tipo de anúncio, cada momento no tempo presente mostra que os cortes de cena foram bem colocados para que você tome diversas conclusões precipitadas até entender o contexto geral.

Tudo foi muito corrido, e os momentos calmos ficaram por conta justamente das viagens no tempo do enredo. E o final do piloto te deixa com a sensação de que você será extremamente enganado e enrolado, talvez até pela decepção que muita gente teve com o final da já citada Lost. Sim, os produtores podem falar o que quiserem: a maioria se decepcionou.

Bom, fato é que The Event, até agora, está uma série bem planejada e executada. Claro que é complicado falar de uma série nova, mas este texto justamente serve como marco para comparar com o futuro próximo, se irei me decepcionar ou se terei razão.

Mesmo o final do piloto foi bem explicado, e a trama toda começa a fazer algum sentido, menos o envolvimento de Sean e sua bela namorada Leila (Sarah Roemer), sequestrada no piloto. Quais as ligações entre o Presidente e Sean nisso tudo?

Com o desenvolvimento da história, os flashbacks vão diminuindo de forma gradativa, servindo para acrescentar detalhes e informações para que entendamos alguma parte da história. Vemos como Leila e Sean se conheceram porque vemos que foi amor à primeira vista, e mais de uma vez vemos Sean prometer a Leila que nunca a deixaria ir, categorizando-o como um verdadeiro mocinho heroico, e Leila mantém sua posição de dama em perigo até ao afirmar que seu namorado irá buscá-la. Mas, antes que você reclame, é bom em uma história que possui elementos estranhos ao mundo "normal" que exista o casal protagonista da forma mais simples. Enquanto você tem uma estrutura que lhe permite buscar novos pontos que criam aquela empolgação, o casal faz com que todos possam se identificar plenamente com alguém. Em Lost, por exemplo, não havia um personagem com quem TODOS os espectadores deveriam se identificar. O mais próximo disso foi o Jack, e vimos no que deu quando destruíram seu personagem a partir da terceira temporada.

Vamos ver o que acontece com The Event. Mas, se continuar nesse ritmo, sua existência já é um Evento.

Comments (0)