Páginas

#1307 - Mr. Spoiler #29

Posted by | Posted in | Posted on 22:50:00

ULTIMATE FALA SÉRIE SCHIAS #13
Séries Globo


Hoje em dia parece que é moda atacar a Rede Globo. Bom, sempre é moda atacar a líder, né.
Mas a Globo não tinha tradição em seriados. Seu maior sucesso nos anos 90 foi Sai de Baixo, que era gravada em teatro.
Nos últimos anos, entretanto, os próprios autores, diretores e atores tem buscado trabalhar mais em seriados. A explosão dos seriados americanos, com cada vez mais gente com TV a cabo, tem gerado investimentos nesta área, e é claro que todos preferem algo que pode ser semanal do que uma história diária que gera "barriga", quando se enrola a história para ganhar tempo, tendo de gravar todos os dias.

Sendo a Rede Globo grande como é, logo começou a trabalhar seriados, mas depois das suas novelas, ou seja, na faixa das 22h30, 23h. Seus primeiros trabalhos na área foram A Diarista e A Grande Família, sendo que o segundo é remake. O acerto de A Grande Família, que já passou de 10 temporadas, está no elenco, de atores experientes e muito bons. Mas o humor ainda é o politicamente correto com vinhetas sonoras de teclado. Mais "estilo Globo", impossível. Outra série que seguiu a mesma linha foi Guerra & Paz, de Carlos Lombardi, com Marcos Pasquim e Daniele Winits.

Claro que já produziu coisas diversas, como A Justiceira, Mulher e Os Normais (que criou um "segundo estilo Globo" de comédia), mas agora a coisa está diferente.

Vendo que a TV por assinatura está crescendo (seu mais recente boom de popularidade é a reprise de Vale Tudo no canal Viva, do Grupo Globosat), a Globo tem investido em séries cada vez mais inovadoras e diferentes.

As Cariocas, meu primeiro exemplo, é baseada na série de livros de Sérgio Porto (o Stanislaw Ponte Preta), adaptados e "apimentados". São 12 episódios com histórias fechadas, dirigidos por Daniel Filho, que andava sumido da televisão porque vinha se dedicando ao cinema, com sucessos como Se Eu Fosse Você.

Cada episódio é protagonizado por uma bela atriz do ranking da Globo, em um bairro diferente do Rio e, claro, com elenco diferente. Alinne Morais, por exemplo, foi "A Noiva do Catete", Nadia, uma mulher que é noiva mas dá seus pulinhos. Algo mais sensualizado para fisgar o público. Já Paola Oliveira foi Clarissa, a "Atormentada da Tijuca", um retrato de como os homens podem ser cafajestes e não dar sossego para as mulheres, que as vezes só querem... viver em paz. Até Sônia Braga reaparece nas telinhas para ser "A Adúltera da Urca".

Episódios feitos com esmero e um ótimo elenco (Gabriel Braga Nunes, Agildo Ribeiro, Antônio Fagundes) dão à série um tratamento digno de TV a cabo.

Clandestinos consegue, além de tudo isso, confundir de tanta metalinguagem utilizada. A série é uma peça sobre uma peça. Entendeu?

Fábio (interpretado por Fábio Enriquez) é um diretor e autor de teatro que chama a amiga Elisa (Elisa Pinheiro) para produzir uma peça de teatro, e eles começam a selecionar o elenco... sendo que não há roteiro. A ideia de Fábio é que a peça seja justamente sobre estes atores e seus sonhos.

Então note que é uma série em que atores interpretam versões deles mesmos produzindo uma peça onde serão eles mesmos.

E percebemos que este limite não será deixado claro na série logo no piloto, vendo a história de Adelaide (Adelaide de Castro), moça que vem de Minas Gerais e quase perde sua chance. Ao final de seu desabafo sobre como o teste é importante para ela, Fábio a manda parar de interpretar. E então vemos os casos de vários atores, onde vida real e o palco se mesclam.

Tente comparar isso com Zorra Total. Tente.

A Cura devo confessar que não vi. Mas é de se ressaltar que fez Selton Mello voltar a fazer algo para televisão.

Afinal, O que Querem As Mulheres? é a mais recente investida. André (Michel Melamed) é um homem sofrendo pelo fim do relacionamento com Lívia (Paola Oliveira - olha ela aí de novo!), etentando entender o que querem as mulheres, tendo visões com Freud e encarando o fato de Lívia estar com o "homem perfeito", Jonas (Dan Stulbach).

Agora é torcer para que isso continue rendendo na Rede Globo. E nas outras emissoras também.

Comments (0)