Páginas

#1300 - tema japonês do Jaspion

Posted by | Posted in | Posted on 12:44:00

ULTIMATE FALA SÉRIE SCHIAS #11
A Melhor Comédia Hoje


Outro dia me perguntaram qual é a melhor comédia do momento. Eu respondi pestanejando, mas Claudia Croitor não: Community.

Durante um tempo, principalmente anos 90, as comédias imperavam. Muitas até iguais, ou com aquelas risadas gravadas rolando nos momentos menos engraçados. Aí elas sumiram porque todos cansaram, e as séries de ação e drama ganharam seu espaço. Agora o que se vê é que as comédias estão voltando, mas diferentes. Claro que existem as bobas, mas agora existem comédias  extremamente inteligentes e sagazes. Tina Fey fez isso acontecer com 30 Rock, Ricky Gervais com The Office, e agora Dan Harmon com Modern Family e Christopher Lloyd (não é o ator) com Modern Family.

O problema é que, para essas séries darem certo, é necessário que a emissora investa a longo prazo. Como a NBC fez com todas as séries citadas acima, exceto Modern Family.

Community surgiu com a ideia de que a faculdade comunitária, para onde só iriam losers que não conseguiram vagas nas particulares. É, a ideia lá é bem contrária daqui. Nisso temos Jeff Winger, um advogado que perdeu a licença quando  descobriram que ele forjou seu diploma, Britta Perry, uma mulher sem rumo na vida, Pierce Hawthorne, um senhor de idade sem  noção, Abed Nadir, um cara cuja vida foi formada pelo cinema e televisão, Shirley Bennett, uma senhora recém-divorciada,
Troy Barnes, ex-jogador sem rumo, e Annie Edison, garota que teve surto nervoso.

Jeff é Joel McHale, ator de comédias que se tornou o âncora do programa The Soup, programa do E! que pega cenas bizarras dos programas da TV dos EUA para tirar sarro. É o segundo mais conhecido do elenco, e o mais irônico é que quem assiste The Soup percebe que ele evita fazer o que critica no The Soup.

Britta é Gillian Jacobs, que nunca teve grandes papeis nem pela beleza. Abed é Danny Pudi, comediante stand-up que na televisão só tinha feito comerciais e pequenas participações. Yvette Nicole Brown faz Shirley, e fez inúmeras participações em séries de comédia como Two and a Half Men, Drake & Josh e iCarly. Annie é interpretada por Alison Brie, que já fazia Mad  Men, mas em um papel menor. Ninguém acreditaria que ela teria jeito para comédia. Donald Glover, além da comédia stand-up, era mais conhecido por ser roteirista de 30 Rock.

Chevy Chase, o único nome realmente conhecido, fez clássicos do cinema como Clube dos Cafajestes e Los Três Amigos e foi integrante do Saturday Night Live, ganhando série própria, The Chevy Chase Show.

Como vocês viram, o elenco não era o forte da série. Nem o local onde se passaria a história. Restava que, de tudo isso, saísse algo ótimo, surpreendente. E foi o que houve.

Embora os primeiros episódios sejam bons, eles não provocam gargalhadas, só risos. Nisso, vários críticos já começaram a decretar o fim da série, mas a NBC sabiamente deixou a coisa andar nas próprias pernas. Com isso, Dan Harmon foi acertando as pontas de cada interpretação. Se no começo só Britta aparecia como a bonitona da turma, Annie aos poucos foi se tornando sua contraparte. O que uma tem de independente, a outra tem de inocente. Este tema se tornou um confronto no começo da segunda temporada.

Troy e Abed, personagens deixados de lado nas primeiras tramas, ganharam força como dupla de comédia, as vezes só tendo piadas na cena durante os créditos, mas garantindo as vezes as falas mais engraçadas do episódio. Os dois então ganharam plots e Abed, aos poucos, se tornou o manipulador de várias situações, com a ideia clara de que ele sabe que aquilo é um seriado de televisão. E, aos poucos, Harmon mostrou que a série poderia ser em uma faculdade porque, segundo os americanos, "faculdade é onde tudo pode acontecer", e ele prova isso provocando, por exemplo, uma guerra de paintball que se torna uma espécie de filme pós-apocalíptico com todos os seus clichês. Na segunda temporada, algo semelhante ocorre com filmes de missões espaciais.

Então, se alguém me pergunta qual a melhor comédia atual, sei que é Community justamente por ser um investimento a longo prazo. Elenco nada promsisor, premissa pior ainda... e é a zebra da vez.

Comments (0)