Páginas

#790 - 'where is the love', Black Eyed Peas

Posted by | Posted on 23:14:00

Tô meio zonzo, meio quente, meio mole, então vou postar aqui e cair na cama. Deve ser gripe vindo.

Faz tempo que tento lembrar de um assunto, e hoje lembrei: Golden.

"Golden o que, diacho?"

Tinha uma época em que as opções de shopping na região eram escassas. O Mappin não era bem um shopping, o Shop. Santo André era pequeno demais e o Best Shopping era confuso.

Mas, perto do Best, em São Bernardo, tinha o Golden Shopping, que era o point do momento. E quando eu falo em momento quero dizer início da década de 90.

O Golden tinha uma pista de patinação no último andar, onde ficava a praça de alimentação, e todo mundo começou a ir com a desculpa da pista. Saiu a pista e entraram fliperamas, brinquedos e sei lá mais o que, e todo mundo continuou indo. Queria encontrar alguém no domingo a noite? Golden Shopping.

O local, a situação, a época...tudo foi interessante porque é bem o começo do ponto onde nada te preocupa realmente. Nada, claro, além de vencer o Bison no Street Fighter (depois ele ficou tão fácil, mas veio o Akuma...). Os garotos se divertiam, as garotas soltavam risinhos, e todo mundo bebia Coca-Cola e comia batata-frita.

Eram tempos bacanas, sem querer nenhum tipo de saudosismo.

O Golden hoje em dia em nada está dourado.

Com o surgimento do ABC Plaza, a reforma do Mappin (que virou ABC), do Center Shop (que virou Metrópole), o Golden ficou...obsoleto. Ele e o Best. O Best não aguentou, e fechou.

Atualmente o Golden resiste, cobrando estacionamento por hora (acredite, fica um absurdo). Os andares são ligeiramente escuros, e a maioria das lojas está fechada, porque os lojistas eram donos dos pontos, e não inquilinos, como os shoppings atuais operam.

É triste ver apenas uma dúzia de lojistas lutando por alguma coisa, enquanto tudo parece tão abandonado, tão vazio, tão triste.

A praça de alimentação? Tem dois ou três lugares funcionando. Os fliperamas ainda estão lá, no velho sistema a ficha. Assim como a Coca-Cola está firme e forte.

Hoje em dia é engraçado pensar como um shopping foi tão bem em uma região sem ter cinema ou McDonald´s. E é triste pensar que os tempos dourados ficarão nos registros de blogs, de neurônios e de pessoas com mais de 20.

Comments (2)